sábado, 15 de novembro de 2025

NOTA DE PESAR: Domingos Antonio D'Angelo Jr.


É com profundo pesar que a Academia Brasileira de Letras do Futebol registra o falecimento de Domingos Antonio D'Angelo Jr., um dos fundadores do Memofut e coautor do livro Bibliofut, um dos pilares para a ideia de criação da ABLF.

Amante dos livros de futebol desde muito jovem, mantinha uma das maiores bibliotecas do gênero no país. Bibliofut, escrito em parceria com Ademir Takara, é uma ressonância magnética de tudo que se produziu na literatura do futebol brasileiro até a data de sua publicação.

Aos familiares e amigos, nosso sentimento de solidariedade, ao mesmo tempo em que a ABLF externa sua gratidão pela contribuição de Domingos Antonio D’Angelo Jr., com a certeza de que a bandeira por ele desfraldada continuará tremulando a cada livro de futebol publicado na literatura brasileira.


Severino Filho (Buim) / Presidente da ABLF

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Dois anos da Academia Brasileira de Letras do Futebol

Nesta quarta-feira, 12 de novembro, estamos comemorando dois anos de existência da Academia Brasileira de Letras do Futebol, instituição fundada com o objetivo maior de valorizar a presença do futebol na literatura brasileira.

Já se vão mais de 100 anos do primeiro livro – O Guia do Foot-Ball, de Mário Cardim, lançado em 1903. De lá até os dias atuais, são cerca de 5 mil títulos nos mais diversos gêneros literários – contos, romances, história do futebol, biografias, literatura de cordel, fotografias, poesias, linguística, crônicas, dentre outros.

No País do Futebol, uma de suas culturas mais apaixonantes não pode ser tratada como figurante. Maracanã, Adeus: 11 histórias de futebol, de Edilberto Coutinho (Prêmio Casa de Las Américas, 1982) e Estrela solitária: um brasileiro chamado Garrincha, de Ruy Castro (Prêmio Jabuti como Livro do Ano, 1996) são dois exemplos de reconhecimento do nosso protagonismo. Uma realidade que a ABLF acolhe com seu surgimento.

Nesta data tão significativa para todos que participaram ou participam deste universo literário do futebol, um fraterno e caloroso abraço. São apenas dois anos de caminhada, mas outros tantos virão. 

terça-feira, 4 de novembro de 2025

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Fatima Antunes é a mais nova imortal da ABLF

A socióloga e escritora paulista Fatima Martin Rodrigues Ferreira Antunes é a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras do Futebol. Fatima foi eleita para ocupar assento na cadeira nº 21, que tem Carlos Drummond de Andrade como patrono, deixada vaga desde o falecimento do escritor gaúcho Luís Fernando Verissimo.

No pleito encerrado ontem, dos 39 votos possíveis, Fatima teve 15 indicações. Também concorreram os escritores Mário Vinícius Carneiro Medeiros (6 votos), Lucas Fernandes (2 votos) e Cássio Augusto Guilherme (1 voto), além de 15 abstenções.

Fatima Martin Rodrigues Ferreira Antunes passa a figurar como segunda mulher a compor o quadro de imortais da Academia Brasileira de Letras do Futebol, que já tem, como ocupante da cadeira nº 7, a professora doutora Maria do Carmo Leite de Oliveira, do Rio de Janeiro, primeira mulher a escrever um livro tendo o futebol como tema.

Fatima Antunes chega para a ABLF com um clássico da literatura do futebol – Com Brasileiro Não Há Quem Possa: futebol e identidade nacional em José Lins do Rêgo, Mário Filho e Nelson Rodrigues (Editora da UNESP, 2004, 301 páginas). Além de escrever vários capítulos em livros do gênero, dentre os quais A influência britânica na formação dos clubes de fábrica em São Paulo (em Futebol e mundos do trabalho no Brasil, de 2021); Lalau no Chile: uma leitura das crônicas de Stanislaw Ponte Preta na Copa de 1962 (em Futebol objeto das ciências humanas, de 2014); Práticas Esportivas e o predomínio do futebol: 1870-1940 (em São Paulo, das tribos indígenas às tribos urbanas, de 2013); e Nelson Rodrigues e a emancipação do homem brasileiro: de vira-latas a moleque genial (em Futebol, espetáculo do século, de 1999).

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Sucessão da cadeira nº 21 tem quatro candidatos

Encerrado o prazo para os interessados em concorrer à cadeira nº 21 da Academia Brasileira de Letras do Futebol, vaga com o falecimento do escritor gaúcho Luís Fernando Verissimo, quatro escritores lançaram suas candidaturas. Pela ordem de inscrição:

Lucas Fernandes de Moura, escritor potiguar, autor de Verdão Imortal: A História Centenária do Alecrim FC (2025).

Cássio Augusto Samogin Almeida Guilherme, escritor paraense, autor de História do São Paulo: anos 1970 (2023),  História do São Paulo, a máquina tricolor: 1980-84 (2024) e História do São Paulo: Menudos do Morumbi, 1984-89 (2025).

Mário Vinícius Carneiro Medeiros, escritor paraibano, autor de Treze Futebol Clube: 80 Anos de História (2006) e Deu 13 em 2023 (2023). O primeiro em uma segunda edição para deficientes visuais.

Fatima Martin Rodrigues Ferreira Antunes, escritora paulista, autora de Com brasileiro não há quem possa!: Futebol e identidade nacional em José Lins do Rêgo, Mário Filho e Nelson Rodrigues (2004), além de capítulos com a mesma temática do futebol nos livros Futebol e mundos no trabalho do Brasil (2021), Futebol objeto das ciências humanas (2014), São Paulo das tribos indígenas às tribos urbanas (2013) e Futebol, espetáculo do século (1999).

A votação acontecerá no período de 02 a 09 de outubro. Tão logo todos os votos sejam computados, o resultado será divulgado pela ABLF.

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE CADEIRA VAGA

O Secretário Geral da Academia Brasileira de Letras do Futebol, acadêmico Celso Dario Unzelte, no uso de suas atribuições estatutárias e considerando a vacância da Cadeira n° 21, em decorrência do falecimento de seu ocupante, Luís Fernando Verissimo, faz saber a quem interessar possa que:

De conformidade com o artigo 3° dos Estatutos da ABLF e seus parágrafos, encontram-se abertas, a partir desta data, as inscrições para preenchimento da respectiva cadeira. Os interessados deverão enviar solicitação por escrito, para o endereço eletrônico ablfutebol@gmail.com , contendo as seguintes informações: nome completo, local e data de nascimento, profissão, endereço residencial, currículo vitae e relação completa dos livros publicados com o tema futebol.

O prazo para as inscrições se encerrará às 23h59 do dia 23 de setembro de 2025.

A eleição presencial ocorrerá na cidade de São Paulo - SP, no dia 09 de outubro do ano em curso, com início às 19h00 e encerramento às 20h00. Em face da ABLF ainda não dispor de sede física, fica estabelecido o voto por processo virtual (por e-mail ou whats-app), aprovado na sessão extraordinária do dia 29/04/2024, independente da cidade em que residir o acadêmico.

Os votos por processo virtual deverão ser encaminhados para o e-mail ablfutebol@gmail.com ou para o whats-app do Presidente ou do Secretário-Geral, no período de 02 a 09 de outubro do ano em curso.

Caso o processo virtual de votação seja concluído antes da data definida para a eleição presencial, esta tornar-se-á desnecessária, devendo o resultado final ser divulgado até 24 horas depois de todos os votos computados, nas páginas oficiais da ABLF (blog, instagram e facebook).

São Paulo (SP), 08 de setembro de 2025.

Celso Dario Unzelte

Secretário-Geral da ABLF