quinta-feira, 6 de junho de 2024

Wesley Machado é eleito para a Cadeira 12

Wesley Machado, novo ocupante da Cadeira n/ 12

Numa eleição disputada voto a voto, e definida somente através do primeiro critério para desempate (o número de livros publicados sobre futebol), a Academia Brasileira de Letras do Futebol (ABLF) elegeu o novo ocupante da Cadeira nº 12. Trata-se de Wesley Barbosa Machado, escritor e jornalista carioca de Campos dos Goytacazes.

Na corrida pelo assento na Cadeira deixada vaga com o falecimento do acadêmico paraibano Manoel Luís Melo, o Luizinho Bola Cheia, três pretendentes se inscreveram: Celso Carvalho Lima, Mário Vinícius Carneiro Medeiros e Wesley Barbosa Machado. Com os últimos votos apurados no dia 04 de junho, o resultado final apontou os seguintes números:

Celso Carvalho Lima, 10 votos

Mário Vinícius Carneiro Medeiros, 5 votos

Wesley Barbosa Machado, 10 votos

Havendo empate entre dois ou mais  candidatos, o Estatuto da ABLF prevê, em seu artigo 3°, parágrafo 5°, que o vencedor será o candidato com maior número de livros publicados sobre futebol. Aplicado este critério, Wesley Machado venceu, por ter mais livros publicados.

No dia 18 próximo, haverá reunião virtual em que serão dados os votos de boas vindas aos novos acadêmicos da ABLF – Airton Tourinho (novo ocupante da Cadeira nº 13, eleito em abril) e Wesley Machado (novo ocupante da Cadeira n° 12).

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Aniversariantes do mês de junho

 01 - RODOLFO STELLA JÚNIOR

12 - ZÉ ROBERTO PADILHA

21 - JORGE FARAH

23 - WESLEY MACHADO

24 - FERREIRA DA COSTA

terça-feira, 14 de maio de 2024

História dos Campeonatos Cariocas de Futebol

Os admiradores da história do futebol já podem adquirir a terceira edição do livro História dos Campeonatos Cariocas de Futebol. De autoria dos acadêmicos Roberto Assaf e Clóvis Martins, trata-se de uma edição revista e ampliada, abrangendo todos os campeonatos da divisão principal do Rio de Janeiro, promovidos pela FFERJ – Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, de 1906 a 2023.

A pesquisa de Assaf e Clóvis é robusta em resultados e estatísticas de todos os certames, artilheiros, escalações dos times campeões, enfim, um rico material que mantém a memória do futebol do Rio de Janeiro em sua principal competição. Interessados podem adquiri-lo nas livrarias Travessa, Folha Seca e Martins Fontes. Virtualmente através do Marketplace. 

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Dhaniel Cohen lança mais um livro sobre o Fluminense

Ao longo da temporada de 2023 os torcedores do Fluminense foram embalados pelo cântico ´´Vamos tricolores´´, entoado em uníssono nas arquibancadas. Tratava-se praticamente de uma profecia do que aconteceria no imortalizado 4 de novembro. Quinze anos após um injusto vice-campeonato da Conmebol Libertadores, o Fluminense se sagrou campeão da América, em pleno Maracanã. Menos de quatro meses depois, no mesmo cenário, o clube levantaria, também com ineditismo, a CONMEBOL Recopa Sul-Americana, diante de um antigo algoz. Roteiro mais perfeito não poderia haver. 

Agora toda essa epopeia poderá ser revivida em um belo livro, enriquecido com muitas fotografias, de autoria do acadêmico Dhaniel Cohen.  A saga do Fluminense rumo ao título mais importante da sua história chega às livrarias na terça-feira. Editado pela Sextante, “Vamos Tricolores – A conquista da América” relembra a trajetória do time desde o bicampeonato carioca em 2023 até o triunfo final da Libertadores em 04 de novembro. 

Autor de outros dezessete livros temáticos sobre o Fluminense e suas conquistas, Dhaniel Cohen ocupa assento na Cadeira n° 37 da Academia Brasileira de Letras do Futebol (ABLF), que tem como patrono outro tricolor histórico: Paulo Coelho Neto, também autor de produção literária sobre o Tricolor das Laranjeiras.

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Craques, conquistas e histórias em 100 anos: pesquisador lança livro do centenário do Athletico


Postado por Bem Paraná

Diretores, funcionários, jogadores, equipes técnicas, conquistas memoráveis, histórias de superação, dedicação, garra e fatos extraordinários. Os cem anos de história do Athletico estão todos registrados em um livro recém-lançado pelo professor, pesquisador e historiador paranaense Heriberto Ivan Machado. A obra inclui até mesmo o recém-conquistado Campeonato Paranaense de 2024. O livro está à venda na Amazon. 

A obra tem 350 páginas, em capa dura, e possui mais de 300 fotos de todas as épocas do Athletico. Há pelo menos uma foto posada dos jogadores de cada um dos 100 anos de existência do clube.

Os fatos e os feitos da brilhante história do clube estão pesquisados, catalogados e documentados graças ao trabalho de Heriberto Machado, que faz isso há 56 anos. Ele se tornou me referência na história desportiva pela seriedade e qualidade documental das obras editadas. “A experiência acumulada em muitos anos de pesquisas e edições norteou meus esforços para a busca da verdade ou aproximar-se dela, a fim de expressar os acontecimentos da trajetória athleticana”, afirma ele. “As ações de pessoas abnegadas, tanto na parte administrativa quanto na esportiva, estão inseridas nas páginas desta obra, traduzindo tudo o que aconteceu nesse centenário”.

Os campeonatos conquistados no Brasil, os títulos internacionais, os ídolos, o magnífico estádio, o hino, torcedores ilustres, jogadores do Athletico na Seleção Brasileira, presidentes, o melhor Centro de Treinamento e Formação de Atletas são alguns dos itens registrados e que, no livro, ficarão documentados para os atuais torcedores e desportistas, bem como para as gerações futuras. 

 “Aqueles que trabalharam e trabalham… aqueles que vestiram e vestem a camisa rubro-negra com amor… aqueles que vibraram e incentivaram a equipe em cada partida e os que continuam vibrando e incentivando… para que, cada vez mais, o Club Athletico Paranaense continue na vanguarda do nosso futebol, merecem o nosso respeito. Uma vez Athletico, sempre Athletico!”, afirmou Machado. 

terça-feira, 16 de abril de 2024

Airton Tourinho Jr. é o novo ocupante da Cadeira n° 13

Tourinho Jr.: novo imortal da ABLF.

Em sessão online realizada na noite desta terça-feira (16), o escritor baiano Airton Tourinho Jr. foi aclamado como mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras do Futebol. Na ABLF, ele irá ocupar a Cadeira n° 13, vaga com o falecimento do seu primeiro ocupante, Mário Jorge Lobo Zagallo, falecido no dia 05 de janeiro deste ano.

Tourinho foi o único escritor a se inscrever para sucessão da cadeira, tornando desnecessário o processo de votação, por deliberação dos acadêmicos presentes à sessão. Airton Martins da Costa Tourinho Junior é baiano de Salvador, tem 45 anos e, além de escritor, é Engenharia Civil com formação pela Universidade Federal da Bahia, e Administração de Empresas, formado pela Universidade do Estado da Bahia.

Já publicou os livros Memórias dos Balcãs: Uma Rota entre Vampiros, Montanhas, Guerras e Ditadores (2021) e Estádios & Cidades: Em busca dos Templos de Futebol – Volume I (2023), este último já com o segundo volume em vias de ser editado.