quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Dois anos da Academia Brasileira de Letras do Futebol

Nesta quarta-feira, 12 de novembro, estamos comemorando dois anos de existência da Academia Brasileira de Letras do Futebol, instituição fundada com o objetivo maior de valorizar a presença do futebol na literatura brasileira.

Já se vão mais de 100 anos do primeiro livro – O Guia do Foot-Ball, de Mário Cardim, lançado em 1903. De lá até os dias atuais, são cerca de 5 mil títulos nos mais diversos gêneros literários – contos, romances, história do futebol, biografias, literatura de cordel, fotografias, poesias, linguística, crônicas, dentre outros.

No País do Futebol, uma de suas culturas mais apaixonantes não pode ser tratada como figurante. Maracanã, Adeus: 11 histórias de futebol, de Edilberto Coutinho (Prêmio Casa de Las Américas, 1982) e Estrela solitária: um brasileiro chamado Garrincha, de Ruy Castro (Prêmio Jabuti como Livro do Ano, 1996) são dois exemplos de reconhecimento do nosso protagonismo. Uma realidade que a ABLF acolhe com seu surgimento.

Nesta data tão significativa para todos que participaram ou participam deste universo literário do futebol, um fraterno e caloroso abraço. São apenas dois anos de caminhada, mas outros tantos virão.