quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

FI Cultura: Academia Brasileira de Letras do Futebol cria "Comenda Thomaz Mazzoni"

Mazzoni foi uma lenda na imprensa esportiva.

(Publicado por Futebol Interior)

Categorias: FI Cultura

Por: Agência Futebol Interior, 05/02/2025


Em sessão virtual realizada na noite de ontem (04), a Academia Brasileira de Letras do Futebol instituiu a Comenda Literária Thomaz Mazzoni, que terá por objetivo incentivar e reconhecer as práticas voltadas para a literatura do futebol.  A primeira edição do evento está programada para 2026.

O lançamento oficial deverá acontecer na segunda quinzena do mês de maio, com a divulgação do cronograma e regulamento que irá normatizar a distinção. Na mesma oportunidade, foi definido que o Thomaz Mazzoni terá duas categorias: Incentivo à Literatura do Futebol, que pode agraciar pessoa física ou jurídica, e Autores de Livros de Futebol.

DIA DO LIVRO DE FUTEBOL

A sessão também foi marcada pelo registro do atendimento a uma reivindicação feita junto ao legislativo federal, com a instituição do Dia Nacional do Livro de Futebol e da Semana Nacional do Livro de Futebol. O pleito foi prontamente acolhido pelo deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI) e a PL 74/2025 já está na mesa diretora para despacho.

A proposta sugere que o Dia Nacional do Livro de Futebol seja comemorado em 11 de dezembro. Neste dia, em 1967, no Rio de Janeiro, foi lançado um dos primeiros livros a retratar a atuação de grandes escritores da literatura brasileira com o tema futebol. Na mesma ocasião, foram iniciadas as publicações da Editora Gol, com dedicação exclusiva para livros de futebol. Na segunda semana completa do mês de dezembro será comemorado a Semana Nacional do Livro de Futebol.

Sobre a proposta parlamentar e a instituição da Comenda Thomaz Mazzoni, o presidente da Academia Brasileira de Letras do Futebol, Severino Filho, disse  que “são iniciativa que, certamente, irão contribuir para a valorização do livro de futebol, motivando o surgimento de novos escritores e a publicação de novas obras”.