Wesley Machado, novo ocupante da Cadeira n/ 12 |
Numa eleição disputada voto a voto, e definida somente através do primeiro critério para desempate (o número de livros publicados sobre futebol), a Academia Brasileira de Letras do Futebol (ABLF) elegeu o novo ocupante da Cadeira nº 12. Trata-se de Wesley Barbosa Machado, escritor e jornalista carioca de Campos dos Goytacazes.
Na corrida pelo assento na Cadeira deixada vaga com o falecimento do acadêmico paraibano Manoel Luís Melo, o Luizinho Bola Cheia, três pretendentes se inscreveram: Celso Carvalho Lima, Mário Vinícius Carneiro Medeiros e Wesley Barbosa Machado. Com os últimos votos apurados no dia 04 de junho, o resultado final apontou os seguintes números:
Celso Carvalho Lima, 10 votos
Mário Vinícius Carneiro Medeiros, 5 votos
Wesley Barbosa Machado, 10 votos
Havendo empate entre dois ou mais candidatos, o Estatuto da ABLF prevê, em seu artigo 3°, parágrafo 5°, que o vencedor será o candidato com maior número de livros publicados sobre futebol. Aplicado este critério, Wesley Machado venceu, por ter mais livros publicados.
No dia 18 próximo, haverá reunião virtual em que serão dados os votos de boas vindas aos novos acadêmicos da ABLF – Airton Tourinho (novo ocupante da Cadeira nº 13, eleito em abril) e Wesley Machado (novo ocupante da Cadeira n° 12).