O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, acaba de lançar o livro Na Ponta das Canetas: Canetas: Crônicas dos Concursos do Museu do Futebol, que reúne os 28 textos vencedores e menções honrosas das três edições do projeto, realizado desde 2022 pelo Museu. O livro reúne, ainda, textos inéditos de escritores consagrados, como Ignácio de Loyola Brandão, Luiza Romão e José Roberto Torero, além de posfácio de Franklin Valverde. Exemplares da publicação foram enviados para os membros da Academia Brasileira de Letras do Futebol que manifestaram interesse em recebe-la.
Produzido com apoio do ProAC Editais, o livro tem distribuição gratuita – seus exemplares podem ser retirados na Biblioteca do Museu do Futebol e na Livraria Patuscada, na Vila Madalena (SP). O Concurso de Crônicas do Museu do Futebol acontece anualmente há três anos, sempre com um tema diferente: em 2022, Torcida; em 2023, As mulheres e o futebol; e em 2024, A várzea e o futebol. Este ano, o apoio do ProAC Editais permitiu ampliar o número de pessoas premiadas para 20, elevar o valor dos prêmios e editar o livro com os textos vencedores.
Autores premiados com as crônicas publicadas pelo Museu do Futebol (Foto: divulgação). |
“Do humor à crítica socioeconômica, do insólito à nostalgia, este conjunto de textos tece na linguagem as emoções de peladas que não passam na TV”, analisa Luiza Romão no prefácio. Com 128 páginas, a publicação foi preparada pela premiada Editora Patuá, com tiragem de 2.000 exemplares gratuitos. Para receber um deles, basta retirá-lo gratuitamente nestes dois endereços:
Biblioteca do Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Estádio do Pacaembu
São Paulo – SP (Terça a sábado, das 10h às 17h)
crfb@museudofutebol.org.br