sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Museu do Futebol publica livro de crônicas

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, acaba de lançar o livro Na Ponta das Canetas: Canetas: Crônicas dos Concursos do Museu do Futebol, que reúne os 28 textos vencedores e menções honrosas das três edições do projeto, realizado desde 2022 pelo Museu. O livro reúne, ainda, textos inéditos de escritores consagrados, como Ignácio de Loyola Brandão, Luiza Romão e José Roberto Torero, além de posfácio de Franklin Valverde. Exemplares da publicação foram enviados para os membros da Academia Brasileira de Letras do Futebol que manifestaram interesse em recebe-la. 

Produzido com apoio do ProAC Editais, o livro tem distribuição gratuita – seus exemplares podem ser retirados na Biblioteca do Museu do Futebol e na Livraria Patuscada, na Vila Madalena (SP). O Concurso de Crônicas do Museu do Futebol acontece anualmente há três anos, sempre com um tema diferente: em 2022, Torcida; em 2023, As mulheres e o futebol; e em 2024, A várzea e o futebol. Este ano, o apoio do ProAC Editais permitiu ampliar o número de pessoas premiadas para 20, elevar o valor dos prêmios e editar o livro com os textos vencedores.

Autores premiados com as crônicas publicadas pelo Museu do Futebol (Foto: divulgação).

“Do humor à crítica socioeconômica, do insólito à nostalgia, este conjunto de textos tece na linguagem as emoções de peladas que não passam na TV”, analisa Luiza Romão no prefácio. Com 128 páginas, a publicação foi preparada pela premiada Editora Patuá, com tiragem de 2.000 exemplares gratuitos. Para receber um deles, basta retirá-lo gratuitamente nestes dois endereços:

Biblioteca do Museu do Futebol

Praça Charles Miller, s/n – Estádio do Pacaembu

São Paulo – SP (Terça a sábado, das 10h às 17h)

crfb@museudofutebol.org.br

Datas históricas para 2025

05/01 – 1 ano de saudade de Zagallo

16/02 – 40 anos de saudade de Paulo Coelho Netto

27/02 – 1 ano de saudade de Luizinho Bola Cheia

11/03 – 125° de nascimento de Thomaz Mazzoni

16/06 – 30 anos de saudade de Edilberto Coutinho

12/11 – 2 anos da Academia Brasileira de Letras do Futebol

30/11 – Centenário de nascimento de Otelo Caçador

15/12 – 5 anos de saudade de Orlando Duarte

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Ruy Castro recebe premiação pelo conjunto da obra

Ruy Castro é homenageado em São Paulo (Foto: ABL).
(Publicado na página da Academia Brasileira de Letras)

O Acadêmico e escritor Ruy Castro receberá hoje (17), em São Paulo, o Prêmio IREE de Jornalismo pelo conjunto da sua obra. O prêmio do Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) é anual e vem, desde 2020, contemplando diversas especialidades do jornalismo.

“Ruy Castro é um dos maiores nomes da profissão e da literatura brasileira. Ele receberá o Prêmio IREE de Jornalismo em reconhecimento à sua monumental carreira e à sua incomparável contribuição à memória do jornalismo”, afirma uma nota divulgada no IREE. Neste ano, o IREE ainda premiou o jornal Metrópoles, o Estado de São Paulo, o Globo, UOL e Folha de São Paulo.

O Prêmio IREE de Jornalismo também celebrará o trabalho de Mônica Bergamo, como profissional de destaque do ano, que criou e mantém há quase 25 anos na Folha de S. Paulo uma coluna marcada por furos e consistência.

Nas edições anteriores, o prêmio de conjunto da obra coube a Elio Gaspari, Fernando Gabeira, Orlando Brito (in memoriam) e o fotógrafo Evandro Teixeira, recentemente falecido.

O IREE é uma organização sem fins lucrativos criada para a pesquisa e defesa de políticas públicas com foco no aperfeiçoamento da interação entre os setores público e privado no Brasil. A organização reconhece trabalhos que contribuem para a liberdade de expressão, de informação e de disseminação do conhecimento.